31/08/2007

59. Informática

59. INFORMÁTICA

Bill Gates (ver: wikipedia) em parceria com o sócio Paul Allen, fundadou a Microsoft, maior e mais conhecida empresa de Software do mundo. Gates foi admitido na prestigiosa Universidade de Harvard, mas abandonou o curso para dedicar-se à Microsoft. Enquanto estudava em Harvard desenvolveu junto com Paul Allen um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a ser lançado nos EUA - o Altair 8800. Após um modesto sucesso na comercialização deste produto, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das primeiras empresas no mundo focada exclusivamente no mercado de programas para Computadores pessoais ou PCs. Gates adquiriu ao longo dos anos uma fama de visionário ao apostar no mercado de software na época em que o Hardware era considerado muito mais valioso.



UFMT
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
PLANO DE ENSINO



1. IDENTIFICAÇÃO

Disciplina: Filosofia da Ciência
Curso: Ciência da Computação
Carga Horária: 60 horas
Período letivo: 2007 / 2
Professor : Lionês Araújo dos Santos
E-mail/msn: lionessantos@hotmail.com Tel. (65) 3023-4885 / 99145993



2. Ementa:
Auxiliar os estudantes na familiarização com a problemática da filosofia, especialmente seu método crítico -reflexivo, e as implicações entre filosofia e ciência. Os Clássicos (Sócrates, Platão e Aristóteles), o nascimento da Ciência Moderna, (Bacon, Galileu e Descartes), o Método científico e as credenciais da Ciência. Orientar os graduandos em temas filosóficos da linha específica, Filosofia da Ciência; seus conceitos, seu método, autores modernos e contemporâneos e tendências atuais da reflexão sobre a Ciência. Para a disciplina propõe ainda, de forma mais específica, reflexões em torno dos conceitos de virtual e cibercultura (Pierre Lèvy) - e de outros como por exemplo: virtualização, redes, emergência, auto-organização, rizoma, autopoiese, desterritorialização e outros conceitos que emergiram de vários estudos descobertas e invenções científicas no limiar do século XX.



3. Objetivos da disciplina:
A disciplina tem como objetivo familiarizar os estudantes no campo de reflexão da Filosofia da Ciência. Busca instrumentalizar o graduando para a compreensão da relação entre Filosofia e Ciência e as implicações do desenvolvimento científico e tecnológico no mundo atual:
- Conhecer o pensamento de Pierre Lèvy, Michel Serres, Gilles Deleuze, Paul Virílio, Steven Johson, bem como suas contribuições teóricas referentes às novas tecnologias na emergência da cibercultura, virtualização, auto-organização e inteligência coletiva.
- Refletir sobre o desenvolvimento científico e tecnológico: como a cibercultura e seus processos referentes a virtualidade e a inteligência coletiva afetam a reflexão filosófica e o conhecimento científico.



4. Conteúdo programático:(conteúdo distribuído em unidades e sub-unidades)

Unidade 1: Apresentação do Plano de Ensino
1.1 O nascimento da filosofia e da ciência.
1.2 Os clássicos.
1.3 O pensamento Medieval.
1.4 A ciência Moderna (Bacon, Galileu e Descartes).
1.5 As credenciais da Ciência.
1.6 Tendências do pensamento científico-filosófico atual.
1.7 Principais pensadores contemporâneos da Filosofia da Ciência (pensamento, conceitos e rupturas).

Unidade 2: A Emergência do Ciberespaço: Pierre Levy e a reflexão sobre o ciberespaço.
2.1 O que é a virtualização.
2.2 Explanação sobre o conceito de virtualização.
2.3 Abordagens sobre as novas tecnologias da virtualização.

Unidade 3: A virtualização do corpo.
3.1 A influência das novas tecnologias na virtualização do corpo.
3.2 O impacto da virtualização no relacionamento social e do trabalho.

Unidade 4: A virtualização do texto.
4.1 A influência da virtualização na produção e transmissão do saber.
4.2 O impacto da virtualização no mundo da informação.

Unidade 5: A virtualização da economia.
5.1 A influência da virtualização na transformação das relações econômicas.
5.2 O impacto da virtualização na economia

Unidade 6: Cibercultura
6.1 GTs

Obs. O conceito de cibercultura será explorado e discutido pelo grupo em seminários com acompanhamento do professor. Para os seminários serão utilizadas as obras: Cibercultura e As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, ambas do filósofo francês Pierre Levy.



5. Procedimentos de ensino:
Aulas expositivas, leituras, exposições e argumentações dialogadas e reflexivas, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento dos alunos, orientações bibliográficas e de procedimento de leitura e pesquisa metodológica.

6. Procedimentos de avaliação
A primeira parte da avaliação consistirá na apresentação de um seminário em grupo, composto por até quatro membros. Para o seminário será atribuída nota de 0 a 10 pontos. A avaliação dos participantes será feita de forma individual.
A segunda parte da avaliação que comporá a nota final do discente consistirá na entrega de trabalho na forma escrita do mesmo texto proposto para o seminário ou de textos trabalhados em aula pelo professor. O trabalho escrito será individual e terá valor de 0 a 10. A nota da apresentação oral no seminário será somada à nota do trabalho escrito e dividido por dois para compor a nota final do graduando que deverá atingir a média 7 para sua aprovação na disciplina.
Obs. Especificações do trabalho:
O professor passará especificações detalhadas para a confecção do trabalho.



7. Referências (específicas para os seminários)

1. LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2000.


2. LÈVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993.



7.1 Capítulos para os seminários.(Início das apresentações: 05/11/2007).
Obs. Os capítulos dos dois livros estão dispostos por ordem de apresentação.



1. LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2000. - Baixe o livro aqui: levy_cibercultura.pdf

APRESENTAÇÃO DO PLANO DO SEMINÁRIO, DO AUTOR E DA OBRA PELO PROFESSOR

1. INTRODUÇÃO

PRIMEIRA PARTE - DEFINIÇÕES

SEMINÁRIO GRUPAL - GT 1 - LIVRO: CIBERCULTURA - PIERRE LEVY
1. Introdução: Dilúvios-----------------------------11-18=7 p. Bruno Santos - OK
2. As tecnologias tem um impacto------------------21-25=5 p. Dayanne - OK
3. As tecnologias é determinante ou condicionente?-25-30= 5 p. Douglas Valerio - OK
4. A infra estrutura técnica do virtual---------------31-37= 7 p. Edvandro OK
5. As interfaces-------------------------------------37-44=8 p. Elder Fabricio - OK
6. O digital e o virtual do saber---------------------45-55=10 p. Paulo Adonis - Pendente
7. Hiperdocumentos--------------------------------55-66=11 p. Elton Vinicius - OK
8. Simulações---------------------------------------66-75=9 p. Rodrigo Vieira - OK
9. A interatividade----------------------------------76-83=7 p. Luciana Oliveira - OK
10. O ciberespaço ou a virtualização da comunicação-85-92=7p. Raphael de Souza - OK
11. O que é o ciberespaço?--------------------------92-100=8 p. Karol - OK
12. Da conferência eletrônica ao groupware---------100-107=7 p. (Professor) - OK

SEGUNDA PARTE - PROPOSIÇÕES

13.O universal sem totalidade, essência da cibercultura-111-121=11 p. (Adrielle) - OK

14.O movimento social da cibercultura------------------122-133=11 p. (Professor) - OK

15.O som da cibercultura--------------------------134-143=10 p. Jackson Fabricio - Pendente
16.A arte da cibercultura-------------------------------144-155=11 p. Paulo Luz - Pendente
17. A nova relação com o saber-------------------------156-167=11 p. Felipe Araujo - OK

18. As mutações da economia e a economia do saber----169-176=7 p. Bruno Renato - OK
19. As árvores do conhec., instrum. para a intel. coletiva na educação e na formação--177-183=6 p. (Professor) - OK

20. O ciberespaço, a cidade e a democracia eletrônica---184-191=8 p. Vinícius Serraglio Baum - OK
21. A assimilação, crítica das auto-estradas da informação--191-196=6 p. Leonardo Ferreira - Pendente
TERCEIRA PARTE - PROBLEMAS

22. Conflitos de interesse e diversidade dos pontos de vista-199-210=11 p. Orlando Correia -OK

23. Crítica da substituição----------------------------------211-214=4 p. Leonardo Souza -Pendente

24. Aumento dos universos de escolha: a ascensão do virtual provoca a do atual-215-220=5 p. (Professor) - OK
25. Crítica de dominação-----------------------------------221-227=6 p. Cleyton Slaviero - OK

26. Crítica da crítica----------------------------------------229-234=5 p. Willy Barbosa - OK

27. Resposta a algumas perguntas frequentes-------------235-238=4 p. Jeferson - Pendente

28. Diversidade das línguas e das culturas: encontra-se ameaçadas pelo ciberespaço?-239-246=8 p. (Professor) - OK

29. Conclusão: a cibercultura ou a tradução simultânea---247-253= 5 p. (Professor) - OK

OBs. 07/12/2007 - último dia para entrega de trabalhos e apresentação de seminários pendentes.

2. LÈVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993. Baixe o Livro aqui: Pierre Levy - As Tecnologias da Inteligência.zip

30.A metáfora do Hipertexto - Imagem do sentido-----------------------------------21-26=6 p.
31. O Hipertexto--------------------------------------------------------------------------28-41=14 p.
32. Sobre a técnica enquanto hipertexto: o computador pessoal-------------------43-50=8 p.
33. Sobre a técnica enquanto hipertexto: a política das interfaces-----------------51-61=10 p.
34. O Groupware--------------------------------------------------------------------------62-68=7 p.
35. A metáfora do hipertexto------------------------------------------------------------70-74=4 p.
36. Os três tempos do espírito: a oralidade primária, a escrita e a informática.--75-85=11 p.
37. A Escrita e a História----------------------------------------------------------------87-99=13 p.
38. A rede digital-----------------------------------------------------------------------101-113=12 p.
39. O tempo real------------------------------------------------------------------------114-129=16 p.
40. O esquecimento; Rumo a uma ecologia cognitiva-----------------------------130-134=4 p.
41. Para além do sujeito e do objeto------------------------------------------------------135-149=15 p.
42. As tecnologias intelectuais e a razão-------------------------------------------------152-162=10 p.
43.As coletividades pensantes e o fim da Metafísica-----------------------------------163-174=12 p.
44..Interfaces---------------------------------------------------------------------------------176-184=8 p.
45. Conclusão: por uma tecnodemocracia-----------------------------------------------185-196=12 p.

Tenha um ótimo seminário!
Lionês Araújo dos Santos, prof. de Filosofia da UFMT.

Programa geral de avaliação
Prof. Lionês Araújo dos Santos (fones: 3023-4885-99145995)

A avaliação compreende duas fases:

- SEMINÁRIO (apresentação oral com avaliação individual)
- TRABALHO ESCRITO (individual e de caráter dissertativo e acadêmico)

Conceito de seminário: “Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. Essa técnica desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, mas também o hábito do raciocínio, da reflexão, possibilitando ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.”[1]

Conceito de Trabalho Acadêmico dissertativo: “Documento que representa o resultado experimental ou exposição de um conteúdo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir , analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização.”[2]

Regrinhas básicas para o Trabalho Escrito:

I - DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

-O trabalho poderá ser desenvolvido a partir de qualquer ponto de discussão emanado especificamente da disciplina ministrada (Filosofia da Ciência, ou História da Filosofia e Filosofia Geral);
-Ao trabalho escrito, bem como ao seminário será atribuída uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), fracionáveis em até um dígito, as quais serão somadas e dividido por 2 (dois) para compor a nota final
-A nota de cada atividade será atribuída individualmente, de acordo com o desempenho em cada atividade
-Para o seminário é permitido o uso de recursos audiovisuais – exceto filmes – como material de apoio.

II - DOS DEVERES

- É dever de cada indivíduo observar as datas para apresentação do seminário e entrega do trabalho escrito;
- O trabalho escrito deverá ser entregue ao professor até a data limite da última apresentação que consta na programação;
- O trabalho escrito deverá obedecer as regras de um trabalho científico, ou seja, deve possuir uma ordenação seqüencial lógica preestabelecida pelo “método científico”. Obs. Lembramos que essa estrutura é estabelecida pela ABNT, e não deve ser ignorada (Para maiores informações consulte a ABNT ou obras de referência: ( ABNT: http://www.abnt.org.br/)
- O trabalho escrito deverá possuir um mínimo de 03 (três) e máximo de 10 (dez) paginas;
- O texto deverá possuir a seguinte formatação: Fonte 12, Times New Roman ou Arial, Espaçamento 1,5, Margem Superior 3 cm, Margem Inferior 2 cm, Margem Direita 2 cm, Margem Esquerda 3 cm, ou vide ABNT: http://www.abnt.org.br/
- Citações com mais de 3 linhas utilizar fonte 10 e recuo de 4 cm à esquerda;
- Fontes e referências utilizadas na confecção do trabalho deverão ser obrigatoriamente citadas dentro dos parâmetros indicados pela ABNT. Para qualquer citação deve necessariamente atribuir crédito ao autor.

III - DAS PENALIDADES CABÍVEIS

-No caso de ausência para o seminário, sem justificação médica ou militar, o indivíduo ausente ficará sujeito a disponibilidade de tempo para “encaixe” no transcorrer das demais apresentações;
-O indivíduo que não apresentar o seminário ou não entregar o trabalho escrito ficará sem a fração de pontos correspondentes para o mesmo;
-O indivíduo que tiver mais de 25% de faltas nas aulas, sem justificação médica, militar ou qualquer outra prova documental aceita pelas coordenações administrativas superiores do curso, estará sujeito a reprovação por faltas;
-O indivíduo que não atingir 70% de aproveitamento estará sujeito à submissão de prova final onde será cobrado todo o conteúdo ministrado no transcorrer da disciplina. (Resolução do Consepe nº 27, 01/03/99).


[1] LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 1991. p.37.
[2] FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o trabalho científico. 13. ed. Porto Alegre, RS: Dáctilo – Plus, 2005. p. 11.

9. Referências complementares do pensamento contemporâneo sobre a sociedade tecno-científica

ALVES, Rubens -Filosofia da Ciência.São Paulo.Brasiliense.1981.

BASALLA, George - A Evolução da Tecnologia. Porto. Porto Editora. 2004


DAVIDOW, W. ; MALONE, M.; A Corporação virtual. São Paulo: Pioneira, 1993.


DELEUZE, Gilles; Différence et Répétition. PUF: Paris, 1968.


DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo : Perspectiva, 1998.


_______; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia.
São Paulo : Ed. 34, 1995. v. 1.


_______. ______. São Paulo : Ed. 34, 1995. v. 2.


_______. ______. São Paulo : Ed. 34, 1997. v. 4.


_______._______. São Paulo : Ed. 34, 1997. v. 5.


GIDENS, A.; As Conseqüências da Modernidade. São Paulo: Ed.Unesp, 1991.


HABERMAS, J.- Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa. Ed.70.


JASPERS, Karl - O Médico na Era da Técnica. Lisboa. Ed.70.


JOHNSON, Steven. Emergência – a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares. Trad. Maria Carmelita Pádua Dias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Eitor. (1ª parte, pp. 09-52).


LEITE, José Carlos. Natureza e Cultura: estranhamentos e conexões. Programa de Pós Grad. Em Comunicação e Semiótica - PUC-SP. São Paulo: 2001 (tese de doutorado).


LÈVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.


-----------------.Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2000.


-----------------.As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993.


-----------------.A ideografia dinâmica: rumo a uma inteligência artificial? São Paulo : Loyola, 1998a.


-----------------.A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço.São Paulo :Loyola, 1998b .


-----------------.Em defesa da inteligência coletiva. Entrevistado por: Fábio Fernandes, 2001. Disponível em:. Acesso em: 20 jul. 2006.


ROSNAY, Joel. O homem simbiótico. Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.


SERRES, Michel. Hominescência: o começo de uma outra humanidade? Tradução Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2003.


---------------Entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura. São Paulo, SP, nov. 1999 b. Entrevista cedida a Paulo Markun e convidados do programa Roda Viva da TV Cultura.


---------------- Novas Tecnologias e Sociedade Pedagógica. Disponível em: <http://www.interface.org.br/revista6/entrevista1.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2006.

VIRILIO, Paul. O espaço critico e as perspectivas do tempo real. Tradução de Paulo Roberto Pires. Rio de Janeiro :Ed. 34, 1993.


8. Referências complementares sobre a história da filosofia

ABBAGNANO, Nícola. Dicionário de filosofia 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
----------------------. História da Filosofia. Vol. I e II. Tradução de Antônio Borges Coêlho, Lisboa, Portugal: Ed. Presença, 2000.


AGOSTINHO. Confissões. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1987.


ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo. SP:Abril Cultural (Coleção os Pensadores) 1979.


-------------------- A política. São Paulo, SP: Abril Cultural (Coleção os Pensadores) 1979.


BARKER, Ernest. Teoria Política Grega. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1978.


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CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005.


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DELEUZE, Gilles & GUATARRI, Félix. O que é filosofia? 2ª ed. Trad. Bento Prado Jr. E Alberto A Munhoz. Rio de Janeiro, RJ: Editora 34, 2000.


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GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia : romance da história da filosofia. Traduzido por João Azenha Júnior. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.


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GLOTZ, G. A Cidade Grega. (Trad. De Henrique de Araújo Mesquita e Roberto Cortes de Lacerda) São Paulo/Rio de Janeiro, DIFEL, 1980.


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