31/08/2007

85. Serviço Social

85. SERVIÇO SOCIAL

Herbert de Souza (Betinho) , um exemplo de luta pelo social. Betinho transformou seus ideais políticos em ação concreta. Lutou pelos direitos humanos, pela reforma agrária, pela ética na política e pela e pelo controle da AIDS, mas a campanha que fez dele um dos nomes mais respeitados no Brasil foi a que liderou contra a fome. Em 1962, Betinho formou-se em Sociologia e engajou-se na luta pelas chamadas reformas de base que marcaram o governo João Goulart. Ao mesmo tempo, exerceu funções de coordenação e assessoria no Ministério da Educação e Cultura – onde fez articulações a favor do projeto de alfabetização de pessoas adultas do então jovem professor pernambucano Paulo Freire – e na Superintendência de Reforma Agrária. Além disso, elaborou estudos sobre a estrutura social brasileira para a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU).

INDICAÇÕES:


Um Blog de Referência: http://atitudesocial.zip.net/ - ATITUDE SOCIAL
(Blog do meu amigo Delmir, graduando de Serviço Social da Uniderp)


Um Site de Referência:
http://www.justicaesolidariedade.com.br/ - JUSTIÇA E SOLIDARIEDADE
(Site do prof. Juacy, Professor fundador e titular da Universidade Federal de Mato Grosso)


85.1 Agência de Notícias dos Direitos da Criança - ANDI
85.2 Associação Brasileira de Estudo e Pesquisa do Serviço Social - ABEPSS
85.3 Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude
85.4 Associação Brasileira de Organizações não Governamentais
85.5 Associação Brasileira Multiprofissional
85.6 Australian Council of Social Service
85.7 Biblioteca Virtual Mulher
85.8 CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
85.9 Conselho Federal de Serviço Social
85.10 Federação de Orgãos para Assistência Social e Educação
85.11 Fundação Banco do Brasil
85.12 Gestão Pública e Cidadania - FGV
85.13 Instituto Brasileiro de Análise Sociais e Econômicas - IBASE
85.14 Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE
85.15 Instituto de Estudos Especiais - PUC - SP
85.16 Instituto de Estudos Socioeconômicos
85.17 Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA
85.18 Inter-American Development Bank
85.19 International Federation of Social Workers
85.20 Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
85.21 Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua
85.22 National Association of Social Workers
85.23 Núcleo de Estudos do Trabalho e Assistência Social - NETA-UFSC
85.24 Portal da Fome e Segurança Alimentar
85.25 Portal de Serviços e Informações de Governo Assistência Social
85.26 Rebidia Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre Infância e Adolescência
85.27 Red Social de América Latina y el Caribe
85.28 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
85.29 Serviço Social na América Latina - LANIC - Português
85.30 SESC
85.31 SESI - A marca da responsabilidade social
85.32 UNESCO Brasil
85.33 unicef

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Programa geral de avaliação
Prof. Lionês Araújo dos Santos.

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A avaliação compreende duas fases:
- SEMINÁRIO (apresentação oral com avaliação individual)
- TRABALHO ESCRITO (individual e de caráter dissertativo e acadêmico)

Conceito de seminário: “Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. Essa técnica desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, mas também o hábito do raciocínio, da reflexão, possibilitando ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.”[1]

Conceito de Trabalho Acadêmico dissertativo: “Documento que representa o resultado experimental ou exposição de um conteúdo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir , analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização.”[2]

Regrinhas básicas para o Trabalho Escrito:

I - DOS DIREITOS E GARANTIAS

-O trabalho poderá ser desenvolvido a partir de qualquer ponto de discussão emanado especificamente da disciplina ministrada (Filosofia Geral);
-Ao trabalho escrito, bem como ao seminário será atribuída uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), fracionáveis em até um dígito, as quais serão somadas e dividido por 2 (dois) para compor a nota final;
-A nota de cada atividade será atribuída individualmente, de acordo com o desempenho em cada atividade;
-Para o seminário é permitido o uso de recursos audiovisuais – exceto filmes – como material de apoio.

II - DOS DEVERES

- É dever de cada indivíduo observar as datas para apresentação do seminário e entrega do trabalho escrito;
- O trabalho escrito deverá ser entregue ao professor até a data limite da última apresentação que consta na programação;
- O trabalho escrito deverá obedecer as regras de um trabalho científico, ou seja, deve possuir uma ordenação seqüencial lógica preestabelecida pelo “método científico”. Obs. Lembramos que essa estrutura é normatizada pela ABNT, e não deve ser ignorada (Para maiores informações consulte a ABNT ou obras de referência: ( ABNT: http://www.abnt.org.br/);
- O trabalho escrito deverá possuir um mínimo de 03 (três) e máximo de 10 (dez) paginas;
- O texto deverá possuir a seguinte formatação: Fonte 12, Times New Roman ou Arial, Espaçamento 1,5, Margem Superior 3 cm, Margem Inferior 2 cm, Margem Direita 2 cm, Margem Esquerda 3 cm, ou vide ABNT: http://www.abnt.org.br/;
- Citações com mais de 3 linhas utilizar fonte 10 e recuo de 4 cm à esquerda;
- Fontes e referências utilizadas na confecção do trabalho deverão ser obrigatoriamente citadas dentro dos parâmetros indicados pela ABNT. Para qualquer citação deve necessariamente atribuir crédito ao autor.

III - DAS PENALIDADES CABÍVEIS

- Os trabalhos escritos que coincidirem em mais de 50% de seu conteúdo serão desconsiderados;
-No caso de ausência para o seminário, sem justificação médica ou militar, o indivíduo ausente ficará sujeito a disponibilidade de tempo para “encaixe” no transcorrer das demais apresentações;
-O indivíduo que não apresentar o seminário ou não entregar o trabalho escrito ficará sem a fração de pontos correspondentes para o mesmo;
-O indivíduo que tiver mais de 25% de faltas nas aulas, sem justificação médica, militar ou qualquer outra prova documental aceita pelas coordenações administrativas superiores do curso, estará sujeito a reprovação por faltas;
-O indivíduo que não atingir 70% de aproveitamento estará sujeito à submissão de prova final onde será cobrado todo o conteúdo ministrado no transcorrer da disciplina. (Resolução do Consepe nº 27, 01/03/99).

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[1] LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 1991. p.37.
[2] FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o trabalho científico. 13. ed. Porto Alegre, RS: Dáctilo – Plus, 2005. p. 11.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!
Vi muito superficialmente o blog.
Mas prometo voltar em breve com mais calma.
Parabens pelo empreendimento e até breve!

grande abraço,

Anne Cândido